sábado, 10 de julho de 2010

O Novo Sobreiro

Finalmente no mês de Fevereiro, o Senhor Presidente da Junta de Freguesia foi à escola convidar os alunos e professoras para ajudarem a plantar o novo sobreiro.
Ficámos muito entusiasmados com a notícia e satisfeitos por participarmos na actividade.

À tarde, viemos para a rua e todos quiseram ver de perto a nova árvore, que era muito mais pequenina que a que tinha sido abatida!










Com a ajuda de um adulto, abrimos uma cova para lá colocar o sobreirinho.





Depois de o metermos no buraco, regámo-lo e cobrimo-lo com mais terra, até o seu caule ficar bem seguro.




Logo que acabámos de o plantar regressámos à escola, mas primeiro agradecemos ao senhor Presidente e tirámos algumas fotografias junto do sobreiro.

Trabalho dos alunos da EB1 de Pias

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A Reprodução das Plantas

Incluído no tema a Biodiversidade, estudámos algumas das formas de reprodução das plantas.
Aprendemos que se podem reproduzir de diferentes maneiras: a partir de sementes, bolbos ...


Para o comprovar, constituímos grupos e, na sala de aula, fizemos trabalho experimental.
Cada grupo começou por arranjar o material de que necessitava. Depois, foi só passar à acção.







Encheram os vasos com terra e lá dentro colocaram:








Sementes de limão












Bolbos de gladíolo e túlipa








Por cima, colocámos mais terra até encher os vasos.



Regámos e pusemos no peitoril da janela, para que apanhasse muito sol, porque, além da água, as plantas precisam de luz e calor.

Turma 3ºA

As Janeiras

No mês de Janeiro, houve muita alegria e animação na nossa escola.
Foi tempo de cantar as Janeiras.
Os nossos amigos do Infantário foram os primeiros a fazê-lo.
Um dia bateram à porta da nossa sala e, acompanhados pelas suas professoras, perguntaram se podiam cantar as Janeiras.




Também fomos visitados pelos meninos do 1º ano de escolaridade.
Adorámos ouvi-los cantar!




Na semana seguinte foi a nossa vez.
Acompanhados pelo professor de Música, saímos da nossa escola e dirigimo-nos ao Jardim de Infância para retribuirmos os cantares das Janeiras.



Os nossos coleguinhas ouviram-nos atentamente.





Foi muito divertido!







Por fim, despedimo-nos e regressámos à nossa escola.




Turma 3ºA

terça-feira, 6 de julho de 2010

A Política dos 3Rs

Como uma das propostas do nosso plano de trabalho era aplicar, no dia-a-dia, a política dos 3Rs, a turma do 4ºA escolheu este tema para desenvolver em Área de Projecto.

Formaram-se os grupos de trabalho e, recorrendo ao Magalhães, os alunos navegaram na Internet para pesquisar sobre o tema.






Com a informação recolhida, produziram cartazes.







Projectaram a construção de um mini-ecoponto.







E deram continuidade ao projecto "Tampinhas".











Depois de prontos, os contentores foram distribuídos pela escola e constituiu-se um mini-ecoponto


Turma do 4ºA

Viva o S. Martinho!




No dia 11 de Novembro reunimo-nos com os meninos do infantário, para fazermos o nosso magusto.






Enquanto os adultos preparavam a fogueira ...





No ginásio, os alunos faziam jogos orientados pelo professor Sérgio.











Finalmente, deitámos as castanhas golpeadas, para não estourarem, na fogueira.




Enquanto assavam, cantámos canções alusivas à castanha e fizemos rodas. Foi uma animação!






Logo que as castanhas ficaram assadas dirigimo-nos para o ginásio.
Lá, as nossas professoras encheram as nossas caixinhas com castanhas e os copos com sumo delicioso.

EB1 de Pias

O Abate do Sobreiro

No mês de Outubro recebemos a notícia de que o nosso amigo sobreiro seria abatido.
Os alunos, professores e auxiliares ficaram muito tristes, porque ia desaparecer a sombra que a sua gigantesca copa projectava sobre o recreio da nossa escola.
Os alunos do 4º ano escreveram cartazes, onde pediam para não deitar a árvore abaixo, e vieram pra a rua protestar contra o abate do sobreiro.




Mas de nada valeu o protesto!





O sr. Presidente da Junta de Frguesia explicou que o sobreiro tinha de ser cortado porque, como tinha as raízes soltas, podia tombar e causar estragos ou, até mesmo, acidentes.
Para que ficássemos com uma recordação do nosso amigo, cortou uns bocados da casca do sobreiro - cortiça - e deu-os às nossas professoras.
Também nos prometeu que irá arranjar outro sobreiro e que seremos nós a plantá-lo.




E desolados vimos o quase centenário sobreiro tombar!





A nossa escola perdeu o seu companheiro






e ficou mais só!




Trabalho realizado pelos alunos do 3ºA

sábado, 15 de maio de 2010

BIODIVERSIDADE

Olá amigos!


A "Biodiversidade" foi o último tema que trabalhámos no ano lectivo transacto e, por isso, quisemos dar-lhe continuidade.

Assim, este ano lectivo, a primeira actividade que realizámos foi uma desfolhada, em casa da nossa amiga Anabela.



No dia 29 de Setembro, de tarde, reuniram-se todos os alunos da nossa escola e dirigimo-nos para o campo da mãe da Anabela.



Quando lá chegámos, encontrámos um enorme monte de espigas escondidas dentro das suas folhas cor de palha.







De imediato, começámos a desfolhar as espigas, ou seja, retirámos-lhes as suas folhas - o folhellho.







Enquanto uns meninos trabalhavam outros brincavam, no meio dos pés de milho que havia no campo.






No final estavam todos muito felizes a contemplar as belas espigas douradas!




Trabalho realizado pelos alunos da turma 3ºA